19 de abril de 2013 Lelo 5Comment

Olá Peruas!

 

O assunto hoje é sério. Nos últimos dias, recebi denúncias de pessoas que se sentiram lesadas(os) ao efetuar compras no Paraguay utilizando cartão de crédito.

 

cartoes

 

 

Em alguns casos que relataram, eu também acho que o comprador saiu perdendo. Mas em outros, a coisa não me parecia injusta. Meu pai trabalha no Paraguay há mais de 20 anos, então eu tenho um certo conhecimento sobre a forma que funcionam as financeiras de cartão no Paraguay.

 

Assim como no Brasil, as financeiras cobram uma taxa administrativa e de prestação de serviços dos lojistas.

Não, a Visa e a Mastercard não são legais com vc permitindo que vc se afogue em compras e pague tudo em 6 vezes sem juros. O que algumas pessoas não sabem, é que a loja onde vc adquiriu produtos, pagou entre 4 e 6% pra poder vender pra vc com um prazo atrativo.

 

No Brasil não costuma-se repassar essa taxa pro consumidor final. Ela acaba virando um custo fixo dentro da loja.

Agora… qdo é no Paraguay… eles repassam. A taxa da financeira mais usada, fica entre 7 e 8%então as lojas costumam a acrescer nas compras em cartão.

Agora particularmente, eu já emburro com a taxa. Mas também sei que eu tô lá comprando algo muito mais barato do que estaria no brasil.

Mas além desta taxa que eles acrescem na loja….

 

Os preços no Paraguay costumam ser em dólar. Se logo de cara te disserem preço em real, vc está numa loja de turistão (geralmente mais caras).

 

Vamos seguir uma dinâmica:

 

Então pegamos o preço em dólares por produto.

Daí no caixa, acrescemos 10% de taxa.

Pra passar uma compra internacional no cartão (que deve ser internacional) o valor será expresso na moeda local.

No caso do Paraguay, temos Guaranies.

Então, pechinchamos em dólar, aceitamos pagar a taxa e revoltados e daí o caixa fará a conta no câmbio do dia.

Daí sairá um comprovante com muitos zeros devido a proporção de câmbio de Gr$ para U$

Daí vc volta pra casa, aproveita as compras…  mas enquanto isso…

A financeira quer seu dinheiro! mas pra ela tirar dinheiro de você, ela precisa te cobrar em dilminhas Reai$.

então ela pede que convertam o valor que vc tem no canhoto de guaranies pra dólares – que é uma razão aritimética mais conhecida…

depois disso eles transformam esse valor em real pra poder imprimir a fatura do seu cartão e é nessa hora que eles estão alí na boca do gol que…

 

O governo brasileiro quer seu dinheirinho também e aprovou uma taxa de 6% de impostos em compras internacionais.

 

Eu nunca usei cartão em Ciudad del Est. Porque eu já acho demais a taxa de 8 ou 10%.

Mas na Argentina e em Salto del Guairá eu já usei bastante o cartão.

 

E toda essa conta é pra explicar que dificilmente o valor que vc pretendia pagar vai ser o que estará impresso no relatório de cobrança.

Pequenas variações são aceitáveis. Mas analise bem antes da compra.

 

Bença!

 

Marcelo

  • 181289 829976Wow post thanks! We think your articles are great and want more soon. We love anything to do with word games/word play. 51909

  • 878146 706493As I web website possessor I believe the content matter here is rattling magnificent , appreciate it for your hard work. You need to keep it up forever! Greatest of luck. 712065

  • I got what you impart, thanks for putting up. Woh I am pleased to attain this website through google. Thanks For Share 301 Moved Permanently.

  • Olá! Estou com viagem marcada pra semana que vem e estou AMANDO as dicas! Já nem sei em qual página estou, mas se deixar vou ler todo o arquivo do blog hehehe. Como tenho preguiça de comentar todos os posts queria expressar aqui minha gratidão por se disporem a nos informar tudo que precisamos saber e dar dicas de pechincha e locais confiáveis! Parabéns mesmo! E continuem com o bom trabalho (: beijos :*

    • marcelo

      Oi Karoline!

      Obrigado pelo carinho!

      Vamos tentar seguir com as boas dicas 🙂

      att

      Marcelo