6 de julho de 2014 Lelo 11Comment

Foz

Olá Peruada!

 

O post hoje vai ser um pouco diferente. Recebi um email (demorei pra escrever já foram dois), perguntando sobre a viagem como um todo. Então apesar das diversas variáveis, vamos fazer um roteirinho… com principais passeios… mas acreditem, tem muito mais! Agora senta que lá vem post!

pug senta

Apesar das agências insistirem que Foz é um destino de fim de semana, eu sei que dois dias é um tempo ridiculamente curto para ficar por aqui. Porém, hoje em dia, quem tem 5 ou 7 dias pra viajar… sejamos razoáveis então.

Vou fazer que conta que chegamos na sexta de madrugada…

SEXTA DE MANHÃ…

Ok, segura esse desespero, eu não acho que você deva correr pras cataratas.

Eu iniciaria o passeio pelo Paraguay… DAE vc diz:

“Jura Marcelo, que você tem um blog sobre o Paraguay e indica começar o passeio lá, e não em Foz?”

Deixe-me explicar: Talvez você precise de uma câmera, ou vai comprar um celular novo e quer já testar as funções dele…

Tá, tá, tá! Parece balela mas, eu tenho uma razão in-dis-cu-tí-vel pra vocês irem na sexta para Ciudad Del Este. Na sexta, a maioria das lojas já estão “abastecidas” (ou se abastecendo)  para o sábado, dia de grande movimento. Entretanto, tem muito menos gente comprando, ou seja, mais conforto, mais calma… E SE… não der tempo de comprar tudo… você pode voltar no sábado! Lembrando que as lojas abrem entre 7:30 e 8h da manhã, e fecham entre 16h e 17h  estamos falando no horário do Brasil. Existem Grandes chances de você só sair de Ciudad Del Este nesse horário em que as lojas começam a fechar…

Como percebem, vocês tomaram café da manhã na pátria amada Brasil,

Almoçaram no Paraguay em meio a muita novidade!

Adivinha o que eu vou sugerir pra você para o final de sexta?

Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!! Algo que em poucos lugares no mundo é possível…

Jantar na Argentina! Essa é a tríade do dia perfeito ( pra quem mora aqui inclusive. Depois de morrer andando fazer comprinhas por dez horas, ainda sobra tempo para passar no hotel, deixar as coisas, tomar um banho e #partiu Argentina. Na sexta, as coisas já estão movimentadas por lá, e você pode aproveitar a feirinha, ou algum dos excelentes restaurantes, assim como as baladinhas que borbulham por lá… tem de tudo um pouco… Lembrando que, como os ônibus da Argentina pro Brasil acabam as 19h é bom você estar preparado pra voltar de táxi. Caso não tenha alugado carro ou vindo com transporte próprio.

Sábado de Manhã! Pá!

Acorda pessoa remelenta! Comprou um relaxante muscular? Era bom viu, pq hoje tem maratona de novo…

eixo-turbina-itaipu-foz_0

Eu adoro fazer o passeio da Itaipu, especialmente o Circuito Especial) e eu gostaria que vocês fizessem no primeiro horário da manhã se for inverno, ou no ultimo da Tarde, se for verão. Mas existem alguns detalhes que você pode conferir aqui:

https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/circuito-especial 

catedrais-circuito-especial-itaipu

Esse passeio tem algumas limitações, como idade mínima de 14 anos. Mas CASO você esteja com menores desta idade, com com alguém que não esteja tão empolgado em conhecer por dentro a MAIOR usina hidoeletrica em geração de energia do mundo façam o Circuito Panorâmico

mirante-vertedouro-aberto_0

e, se com crianças estiquem até o Ecomuseu que o meu amigo Arthur que trabalha lá  tenho certeza que todos os pequenos vão gostar da visita.

entrada-ecomuseu-foz

Ok, até este ponto preenchemos uma manhã, agora é o seguinte: A região onde está a Itaipu é tipo…

ecomuseu-foz

somente Itaipu e residências. Tem uma lanchonetezinha no centro de visitantes, mas não é pra matar a fome, então eu indico você almoçar de verdade verdadeira no centro de Foz antes de seguir para…

Aí sim! Cataratas =D

cataratas

Agora um adendo, essa programação aqui permitirá apenas o passeio pelas trilhas padrão do Parque Nacional. Até porque, imaginamos que você chegará próximo às 15h no Centro de Visitantes. E dentro do parque existem passeios eletivos, cobrados individualmente, que você não terá tempo de fazer. Alguns dos passeios disponíveis são: Rapel, Rafting, Arvorismo, trilha de bicicleta…

Até as 18h haverá tempo suficiente para passear pelo parque, tirar fotos, brincar com as borboletas, ser atacado encantado pelos quatis… sério, não chegue perto deles, não tente passar a mão, não dê alimentos ( aliás, esconda seu lanchinho) eles são acostumados com humanos, mas podem morder e são animais que podem transmitir doenças, principalmente a “raiva”. Fora a raiva de ter que ir para o hospital. HAHAHA

Então, foi mais um dia cheio… mas é sábado! Aproveite para sair comer algo legal, existem restaurantes para todos os gostos em Foz, caso vc tenha força na peruca ainda, estique numa baladinha, tanto em Foz quanto na Argentina… ó não se esqueça que amanhã é dia de partir.

Vou considerar que vocês vão pegar um dos (insuficientes) voos do inicio da tarde, e permitir que vocês desfrutem um pouco do café da manhã do hotel, e tenham tempo de dar uma esticadinha até o Parque das Aves

parque das aves

atenção: entre sair do hotel, ir até o parque, fazer a visita e chegar ao aeroporto, vocês vão precisar de 3 horas. então fiquem atentos ao horário de check in do voo.

Porque é legal ir no parque das aves ? O conceito é diferente de um zoológico, e eu digo isso, porque normalmente você passeio pelo zoológico através de calçadas vendo animais em suas jaulas… e a aqui, as calçadas levam você para dentro das jaulas…

gaiola

 

Cada gaiolinha singela, tem um quadro com as imagens dos pássaros, com sua imagem, nome popular, nome científico e local de origem. Sempre tem um tucano simpático explicando os quadros pra você.

 

Tucano

 

Há um grande deficit em Foz durante uma situação corriqueira, chuva. Em dias de chuva, não resta muito o que fazer, mas o recém inaugurado Museu de Cera e o Dutty Free da Argentina são os programas que eu indico para substituir a agenda caso você não esteja a fim de se molhar.

Bença!

 

OBS.: as imagens deste post foram retiradas do Google, e de sites oficiais, como o da Itaipu. Caso alguém não queira sua imagem postada aqui, avise que eu tiro do ar.

 

  • Tio Lelo!
    Adorei o post!
    Depois de tantos anos indo a Foz e ao PY, me sinto na obrigação de ter que repetir algum
    destes passeios que você citou. Aliás, o parque das aves eu nem vi ainda… então já sei por onde começar.
    Beijo grande

  • Olá, Tio Lelo!
    Amoooooo Foz e Paraguai!!!! Estou tentando convencer maridão para, mais um Reveillon, estar aí… Não me imagino ficando só um final de semana. Foz do Iguaçu e Paraguai merecem mais de seus turistas: uma semana, no mínimo. Até porque, só no exterior (Paraguai) vou 3 ou quatro dias, pra comprar, pra passear, pra ver a muvuca, que adoro! Em Foz, além das Cataratas, da Itaipu, do Parque das Aves, do passeio no Centro, …, ficar simplesmente na piscina do hotel, sentindo-se uma lady, é mara! Quanto à Argentina, não pode-se deixar de ir comer o verdadeiro Bife de Chorizo, no Acqua ou no El Quincho del Tio Querido, e uma visita ao Duty Free.
    Parabéns pelas suas dicas, sempre estou por aqui e me ajudou bastante nas minhas viagens.
    Beijos.

  • Olá Pessoal,
    Estou há dois dias lendo todas estas dicas maravilhosas, estarei em Foz no dia 02/08/2013, e terei pouco tempo pra conhecer tudo e fazer compras, até pq me disseram que o domingo muita coisa não funciona, por isto estou anotando tudo pra não perder tempo, o dia 02 cai no sábado onde chego à tarde, onde posso ir no domingo dia 03, véspera do final de semana do dia dos pais, pra fazer compras…

    • marcelo

      Olá Ana!
      Acredito que nos falamos no grupo.
      Realmente aos domingos o funcionamento das lojas é bem menor, não importa a época do ano.

      att

      Marcelo

  • Vou ir na póxima semana ao paraguai e a foz e achei super util a materia! fiquei muito interessada em conhecer estes lugar! tenho uma perguntinha a fazer… no monalisa ou na casa americana vendem produtos da L’oreal profissionnel e da silicon mix? estou doida por esses produtinhos de cabelo hehehe

    • marcelo

      Olá Giorgia!
      Loreal tem na Monalisa sim…
      Silicom mix vc encontra na Tiffanys por exemplo, que te dá desconto e brindes por ser leitora do blog, é só falar q vc é uma “pink”

      =D

      abraço

      Marcelo

  • Olá! Sou leitora deste blog desde o ano passado qdo fui ao paraguai pela primeira vez. Gosto muito das dicas e da forma irreverente das postagens rsrs. Fui para foz/paraguai na semana passada e aproveitei muitas dicas de vcs inclusive como dessa vez passei mais tempo fuz alguns desses passeios. Mas o que mais fiz foram comprasss, aliás tirei muitas fotos e tenho os preços de tudo que eu comprei (principalmente maquiagens) vcs ainda aceitam contribuições de leitoras? Acho que o “diário” dessas comprinhas daria um ótimo post com muitas dicas para as leitoras. Qualquer coisa me contatem! Bjuss!

    • claro Magna, posta aqui nos comentarios pra mostrar pra gente! assim nós temos uma noção de quanto iremos gastar hahaha! bjos

    • marcelo

      Olá Magna, já respondi seu email!

      estou esperando pra publicar seu diario.

      muito obrigado!

      Marcelo

  • Minha futura esposa precisa comprar um sapato para a cerimônia de casamento, saberiam me dizer onde ela pode encontrar em Ciudad Del Este? iremos dia 25 e 26/07.

  • Oi tio Lelo. Quanto pago, em média, um táxi da Argentina até o centro de Foz.? Obrigada