10 de setembro de 2016 Lelo 2Comment

Olá plumosas e manos,

Muita gente faz uma imensa confusão com a “cota aérea” e as outras “cotas”.

aviao

E o erro mais comum é achar que saindo de Foz de avião, a cota é de U$ 500,00.

Deixa o titio explicar:

Quando você chega/entra/penetra no Brasil de qualquer jeito que não seja de avião, é por seu direito trazer até U$ 300,00 de comprinhas.

Quando a chegada triunfante é de aérea, seja de avião, jatinho, helicóptero ou vassoura, você pode trazer U$ 500,00 de muamba. Sim, pobre se lasca até na hora de comprar uns bons creme.

MAS, vejam bem: O aeroporto de Foz JÁ É DENTRO DO BRAZEEEEELLLLL!

Ou seja, você entrou no país de outro jeito, seja a pé, de taxi, de ônibus… e a cota então é de U$ 300,00 uma PYnk phyna passou pelo posto de fiscalização e fotografou as informações pertinentes pra nós:

kizzy-macedo

Muito obrigado Kizzy!

Um engano comum é as pessoas acharem que a cota é U$ 300,00 de compras no Paraguay e U$ 300,00 na Argentina. Não, são trezentinhos no total.

Aí eu vejo no grupo do Facebook um bando de gente louca dizendo pra comprar as coisas, jogar as caixas fora e passar “como se fossem já suas”… Bom senso gente. Cê sabe que pra trabalhar na Receita Federal a pessoa é concursada né? Não vai achando que fará um agente policial de besta, não seja você a besta da história. Qualquer bocó sabe quando um celular é tem 2 dias de idade.

Os fiscais não vão encrencar com você se notarem que você comprou uns shampoos, se o perfume na necessaire tá reluzente e transbordando de tão cheio… se você tem apenas 2 olhos e 8 sombras da MAC na bolsa.

Porém, analise comigo: 6 perfumes, 2 celulares, 8 creme, 1 camera, 1 batedeira, 1 tablet e 1 notebook, 4 estojo de maquiagem não é mala de uso pessoal, é muamba.

Só peço pra vocês bom senso.

Sobre o direito de compra mensal, quando somos parados na aduana nossos documentos (RG, CPF) ficam cadastrados no sistema um mês. Este “um mês” são 30 dias corridos do cadastro e não no “mês X” se a pessoa é cadastrada no dia 30 de agosto, 1º de setembro ele não tá livre pra comprar de novo.

E não, eu disse NÃO! Legalmente crianças não tem direito a cota. Na prática um adolescente de uns 15-16 anos até “passa” porque os puliça também são gente de bom coração e não vão tirar os joguinhos dos serumaninhos. Entretanto NÃO é direito deles, então seja gentil e libere altas doses de educação pra fazer uso dessa “vista grossa” que depende inteiramente de quem tá ali fazendo seu trabalho.

Qualquer dúvida deixe nos comentários.

#bença!

  • Monick Araujo

    Ou seja: peguem leve nas muamba né?

    • Lelo

      Mais importante: Tenham bom senso!

      HAHAHHA