28 de junho de 2017 Lelo 1Comment

Glú, glú glú!

Vira e mexe, alguém faz a abençoada pergunta:

“Gostaria de saber se está compensando fazer compras no Paraguay?”

A resposta é: Depende!

Para consumo próprio quase sempre. Para comércio você tem uma conta muito mais complexa, pois para revender você precisa calcular o custo da viagem, embutir no preço para só então descobrir se vale a pena e quanto é necessário comprar para compensar a venda de produtor importados.

Mas vamos focar no consumo próprio.

Eu não vou dizer que SEMPRE compensa, por um motivo muito específico: Quando há uma variação cambial ( para cima) tem uma lacuna de tempo onde é melhor consumir diretamente no Brasil.

Vamos ilustrar!

Lembra quando no meio da crise política do nosso país o dólar subiu de R$ 2,80 para R$ 4,20 ?

Então, quando isso acontece a mercadoria que já está no Brasil está com um estoque antigo, comprado com um custo menor e por isso será mais barato do que comprar no exterior (não somente no Paraguay, mas em qualquer outro país). MAs isso só funciona até esse material ser reposto, porque aí ele vai subir junto com o dólar e de novo vai compensar comprar fora da nossa terra Tupinikim. Geralmente essa lacuna de tempo é de 3 ou 4 meses.

Meu notebook mesmo eu comprei nessa época de dólar alto, então comprei no Brasil pois era o mesmo preço e ainda tinha as vantagens de 1 ano de garantia, parcelamento e não ter que me preocupar com pagar o imposto e ficar cadastrado durante 30 dias.

Então, caso não esteja num momento de economia subindo e descendo, pode vir pro Paraguay tranquilamente!

#Bença!

  • Carolina Lima Dos Santos

    Oii…você sabe se encontro maquina de costura no Paraguai?? Estou com viagem marcada e precisando de uma maquina nova entao pensei em unir o util ao agradavel não é?? Kkk. Obrigada