
Carta Verde – Seguro Obrigatório
Peruada, eu tinha certeza que já tinha escrito sobre isso.
Devo ter feito mentalmente, ou então se perdeu nas migrações de hospedagem.
A chamada “Carta Verde” é um seguro internacional obrigatório para viagem de veículo motor por todo o Mercosul.
Qué dizê: Qualquer pessoa de qualquer país pode transitar com seus carros pelos outros países sem problemas.
Por que é obrigatório? Porque este seguro é diferente. Ele não assegura o carro, ou o dono do carro do país X que está passando pelo país Y. Ele assegura que no caso de um acidente com vítima essa vítima tenha o atendimento necessário, mesmo que quem cometeu o ato seja um estrangeiro. Sim, é um seguro para terceiros.
Por isso o seguro é tão importante e tão frequentemente cobrado pela polícia, eles estão protegendo a população deles, não você turista abobado.
Na Argentina é muito provável que a Carta Verde seja pedida por qualquer policial, no Brasil também a Polícia rodoviária pede sempre.
Na Argentina se estiver sem carta verde eles simplesmente te cobram uma multa absurda, tipo R$ 2.000,00 e se você não tiver o dinheiro na hora, sem problemas, eles levam teu carro pro pátio da polícia e você só retira ele quando pagar a multa.
Em Foz existem vários locais para fazer o seguro, um dos mais conhecidos é quase dentro da Aduana Brasileira na fronteira com a Argentina. A apólice sai na hora e pode ter validade de poucos dias também. (Hoje -13/04/2017- o seguro custa R$ 95,00 para 3 dias)
Mas se você é alguém que se programa, AQUI tem o link pra fazer a Carta Verde Online.
#Bença!