Dicas pro Turista

Como ir ao Paraguai

23 de dezembro de 2011 fabi 18Comment

Olás, olás…

Final de ano a cidade fica lotaaaada de turistas. É, as lojas no PY ficam cheias, os hotéis lotados e os pontos turísticos lindos de ver.

Pra você que está vindo pra cá e não sabe onde se hospedar, leia o post que já fizemos com infos de hotéis (aqui).

Bom, já demos algumas dicas de como chegar em Foz e pegar conduções até o centro (aqui), além de dicas sobre leis aduaneiras (que você também pode ver na nossa página de perguntas e respostas).

Hoje a dica é: como ir de Foz até Ciudad del Este.

Existem várias maneiras. Vamos por tópicos:

1: de táxi

Claro que não é uma maneira muito barata. Talvez uma boa opção seja ir de táxi até a ponte e atravessar a pé.

2: de moto-táxi

Essa é uma das opções mais comuns. Quando chegar à fronteira (seja de ônibus ou táxi), você verá centenas de moto-táxis por lá. O preço para atravessar a ponte é de cerca de 5 reais. Difícil mesmo é colocar o capacete, né pinks?! Ah, claro, é uma mini-aventura, pois as motos passam entre os carros e ônibus.

3: de van

Existem inúmeras vans que levam turistas para o Paraguai. Normalmente saem da frente dos hotéis e marcam horário de volta. Se você está com um grupo, pode locar uma também só pra vocês. Uma boa é pegar dicas com as agências de turismo em Foz. É meio carinho (pode variar, conheço quem já pagou 30, 40 por pessoa), mas muita gente opta pela facilidade. Uma dica: Loumar Turismo.

3: de ônibus e a pé

Também, você pode pegar um ônibus que passa pelo bairro próximo à ponte (Vila Portes), descer no ponto mais próximo da ponte e atravessar a pé. O ponto fica a uns 100m da aduana e uma linha que você pode pegar é a “Vila C” (tem outras também, é só perguntar no terminal – TTU).

4: de ônibus br-py

Existe uma linha de ônibus que faz o trajeto BR-PY. Falamos no post linkado lá em cima que o bus era de uma cor, mas MUDOU! Ele é verde. Atenção: os ônibus urbanos da cidade também são, mas para o PY é um verdinho mais escuro.

O preço atual é de R$3,50.  O trajeto sai da rodoviária até o PY, passando pela região central da cidade:

Rodoviária -> Av. Costa e Silva -> Shopping Cataratas -> Av. Paraná -> Av. Jorge Schimmelpfeng -> R. Almirante Barroso -> Av. República Argentina -> Av. JK (frente ao terminal) -> BR 277 -> PY.

O trajeto de volta é quase o mesmo:

PY -> BR 277 -> Av. JK -> R. Mem de Sá (lado do terminal) -> R. Tarobá (atrás do terminal) ->Av. JK -> Av. Jorge Schimmelpfeng -> Av. Paraná -> Shopping Cataratas -> Av. Costa e Silva -> Rodoviária.

Eu, particularmente, acho a última opção uma das mais práticas. Porém, às vezes o trânsito na ponte está impossível e tem fila, aí o mais prático é a pé mesmo.

Para voltar, normalmente tem fila e o ônibus demora muito tempo. Se você não tiver muitas compras pesadas em mãos, volte a pé e pegue um ônibus ou táxi já no Brasil.

Qualquer opção que decidirem, fiquem tranquilas. Não é o caos chegar ao Paraguai. Claro que estamos acostumadas, mas não é tão difícil quanto as pessoas falam por aí. Só tomem cuidado com seus pertences, oka?! Isso é um cuidado normal (em qualquer lugar agitado demais).

Carregue sua bolsa ou mochila a sua frente para que ninguém meta a mão e roube algo seu (Sim, tive a experiência de baterem minha carteira no ônibus e é questão de segundos de descuido, os camaradas são muito bons ¬¬ mas isso pode acontecer em qualquer lugar, tive o azar de ser no ônibus).

Aqui está o meu ponto de vista. Muitas pessoas podem achar mais prático outras opções, enfim.

Dúvidas?