26 de dezembro de 2019 Lelo 0Comment

Bora atualizar um post de 2014? Seguinte!

Essa é uma pergunta recorrente, qual é a moeda mais vantajosa no Paraguay…

SEMPRE foi o dólar.

dolar1.520.360

A diferença, é onde comprar, muita gente acha melhor comprar na sua própria cidade, mesmo que você more numa cidade pequena, fique feliz:

Muitas Agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm este serviço. Porém, atualmente o governo Brasileiro inventou uma taxa para a compra de moeda estrangeira de 6,38% – sim, pagando imposto para trocar dinheiro nosso, por dinheiro dos outros.

Tempos atrás, publicamos :  Quais dinheirinhos? E não mudou nada, apenas vamos acrescentar informações neste post.

Ainda que já não seja mais a verdade absoluta, os atacadões que amamos, muitas vezes trabalham com preços em reais, mas eu acredito que 95% das lojas em Ciudad Del Est trabalham com seus preços em dólares.

Então, compensa sim, vc trocar reais por dólares. Agora, onde trocar eh um grande dilema. Uma ÚNICA EXCESSÃO é que vez ou outra, alguma loja “cria” uma promoção que ficou conhecida aqui como “Câmbio Congelado” onde eles usam uma taxa de conversão beeeeeeem abaixo da oficial, por exemplo, o valor do dólar oficial está R$ 4,32 e a loja faz promoção por R$ 3,90. Mas é pontual, e geralmente é anunciada anteriormente, por isso vale a pena trazer um pouco de reais e um pouco de dólares.

Em CDE tem diversas casas de câmbio confiáveis, eu sugiro que vc monitore através dos sites delas se compensa comprar dólares ai na sua cidade, ou se compensa trocar aqui.

http://www.cambioschaco.com.py/
http://www.cambiosalberdi.com/
http://www.mundialcambios.com.py/
http://www.maxicambios.com.py/index.php

Depois dessa postagem, saiu uma LEY ( en español criatura! ) dizendo que TODAS as notas de dólar devem ser aceitas em território Paraguayo.

Nos dias de hoje (2020 praticamente) não se aceita nenhum dólalis das versões mais antigas, apenas dos modelos a partir de 1996, que é essa que aparece nesse post.

Isso por que, muitos turistas reclamam de que as notas de 100 Trumpinhos das séries CB e D não serem aceitas no Paraguai, por motivo de um volume grande falsificação nestas series e consequentemente, notas que começam em séries CB e AB, que tenham o código B2 abaixo, também estão sendo evitadas.

100obamoes

Então graças a essa LEY, você pode vir e usar qualquer nota.

NÃO, porque o Banco Central não manda em instituições privadas e, as lojas CONTINUAM NÃO ACEITANDO estas notas.

Então ainda que você encontre a informação de que pode usar qualquer bilhete de U$ 100,00 no Paraguay, não é o que acontece na vida real.

Na vida real somente bancos são obrigados a receber estas notas… e convenhamos, você não quer perder horas do seu tempo de compras trocando notas no Banco porque não tomou esse cuidado antes, né?

perdendo tempo

Então segura essa carteira, e pega logo as notas que não terá problema em repassar.

Bença!