Dicas pro Turista

Feriados 2021

2 de fevereiro de 2021 Lelo 0Comment

Esse post de feriados costuma ser o primeiro do ano, porque muita gente pesquisa sobre isso. Mais gente ainda se atrapalha com feriados municipais, estaduais nacionais do Brasil e não sabe se as datas coincidem no nosso país hermano.

Já vou aliviando a eletricidade dessas penas e contando que – dificilmente – algum feriado no Paraguay vai ter comércio fechado esse ano de 2021.

Se eu tiver que apostar, imagino que os mais prováveis de fechar será sexta-feira santa. E talvez 8 de dezembro, padroeira do país.

Outro ponto a se levar em consideração é que em nenhum lugar do mundo tem os “recessos” se um feriado é na terça ou na sexta, ninguém enforca dia nenhum. Isso é um costume beeeeeem de brasileiro sem vergonha.

De qualquer forma, os avisos de ponto facultativo ou fechamento obrigatório costumam chegar bem em cima da hora, tipo 3 ou 5 dias antes da data.

Essas são as datas que o Paraguay costuma respeitar com fechamento do comércio:

Contudo, obviamente, o Paraguai tem seus próprios feriados e alguns outros são respeitados em ambos países. #Vemkotio e pega a relação completa:

ENERO

1º de Janeiro – Ano novo, FECHADO (e tava fechado mesmo)

FEBRERO

03 de Fevereiro – Aniversário de Ciudad Del Este, Geralmente a maioria fecha, porém esse ano a maioria informou que abrirá. Feriado municipal.

MARZO

1º de Março, Dia dos heróis da pátria, costuma ser fechado.

ABRIL

02 de Abril, Sexta Feira Santa, Sexta Feira – Em cidades como Asunción o comércio fecha desde quarta-feira até o domingo. Em Ciudad Del Este acredito que a sexta será fechada.

04 de Abril, Domingo da Ressurreição/ Páscoa – Facultativo.

MAYO

1º de Maio, Dia do Trabalhador, geralmente fecha tudo, acredito que esse ano ficará aberto.

15 de Maio, Dia a Independência do Paraguay

JUNIO

12 de Junho, dia da Paz do Chaco, facultativo.

JULIO

30 de Julho, Emancipação Política de Salto Del Guairá, feriado apenas em Salto (municipal).

SEPTIEMBRE

29 de Setembro, Dia da Batalha de Boquerón.

DICIEMBRE

08 de Dezembro Dia de Nuestra Señora de Caacupé, padroeira do país, esse eu acredito que a maioria feche as portinhas.

24 de dezembro, véspera de Natal, as lojas geralmente fecham às 13h Brasileira.

31 de Dezembro, véspera de Ano Novo, as lojas geralmente fecham às 13h Brasileira.

Como os comunicados chegam muito próximos as datas, eu sempre aviso no Instagram e no facebook. Como antecipei, acho que esse ano de “recuperação” a maioria dos feriados será aberto, ao menos nos municípios que tem a economia baseada no turismo de compras como Ciudad Del Este, Salto Del Guairá e Pedro Juan Caballero.

#Bença!