Dicas pro Turista

La Garantía Soy Yo?

9 de fevereiro de 2019 Lelo 0Comment

Piadas com a qualidade das coisas no Paraguai são irritantes e, caso você não seja alguém que se guia pelo preço, infundadas.

As garantias no Paraguai também tem suas peculiaridades.

Ao contrário do BRasil, onde a maioria das coisas tem 12 meses de garantia, em terras hermanas isso praticamente não acontece.

Atualmente somente a garantia de produtos Apple, que é mundial, é que dura 12 meses. O restante varia entre 1 e 6 meses.

Pesquisei as garantias de algumas das maiores lojas, Roma Shop, Mega Eletrônicos e Shopping China para mostrar aqui para vocês:

Por exemplo, o Shopping China assume 30 dias de garantia e o restante é diretamente com a marca. A Roma Shop disponibiliza contatos já no Brasil e no Paraguai e os tempos de garantia de cada produto. A Mega Eletrônicos também disponibiliza os contatos para facilitar o processo de troca. Caso esteja lendo essa matéria num momento futuro, entenda que a pesquisa de fevereiro de 2019 já pode não ser a realidade atual.

O que precisamos ponderar é que se o comprador mora longe, e não vem para esta região com frequência, pode ser um transtorno solicitar uma troca, visto que o envio por correios é crime e nenhuma loja faz envios – mesmo que sejam mercadorias para substituição ou conserto.

Minha indicação é: abra os produtos, invista um tempinho na fila para testar mas minimize a dor de cabeça. Raramente um produto dará defeito além do teste. Pixels queimados por exemplo não são cobertos pela garantia de nenhum fabricante, então sua única chance é de identificar isso no ato do recebimento da mercadoria.

Outro fato é que no Paraguay é muito raro a substituição de um produto. A lei é clara, as lojas depois de um período, normalmente de 30 dias, mandam consertar o que você comprou, não substituem o item, e esse processo de avaliação e manutenção pode levar até 10 dias.

#Bença!