Dicas pro Turista

Legalizar ?

21 de fevereiro de 2019 Lelo 0Comment

Essa semana recebi uma pergunta interessante de um fotógrafo pois ele queria legalizar um equipamento e não sabia exatamente como fazê-lo.

É importante saber que (hoje) cada brasileiro que chega no país de uma viagem internacional de qualquer jeito que não seja de avião, tem direito a uma cota de U$ 300,00 e que o excedente a isso tera uma taxa de 50% do valor em impostos, por exemplo:

Compray um notebook de U$ 400,00 na hora que eu estava atravessando a ponte parei para legalizar, a conta será:

Mercadoria : U$ 400 – U$ 300 cota = U$ 100 a mais

50% de U$ 100 é U$ 50 então o imposto será de U$ 50.

PORÉM caso você não pare voluntariamente e o fiscal pegue você passando de fininho… tem uma multa além do imposto. ENtão vá bem linda pra fila da legalização ANTES de um policial te encontrar pelo caminho.

Na própria aduana eles tem uma tabela de preços, mas sempre é bom ter uma nota para apresentar especialmente a FACTURA, ou Boleta Legal que são os nomes comuns das Notas Fiscais no Paraguay. Grandes lojas já fornecem elas automaticamente mas é sempre bom perguntar. Para saber distinguir procure uma que discrimine o valor do IVA, que é o imposto do país hermano. Essa nota também é uma excelente aliada caso precise de uma assistência técnica, e o preço da mercadoria não muda para brasileiros caso você solicite.

Ainda sobre a legalização, quem faz o processo fica automaticamente cadastrado e não pode entrar no país com comprinhas por 30 dias. Em contrapartida ninguém poderá tomar suas muambinhas em nenhuma batida policial. Leve sempre com o produto a notinha comprovando que o item foi legalizado.

#Bença!