Mix

Presidente Lugo pode ser deposto

21 de junho de 2012 fabi 13Comment

O Presidente do PY, Lugo, está sendo acusado como responsável pela morte de seis policiais e 11 trabalhadores sem-terra no último dia 15 durante uma operação de despejo em uma fazenda no nordeste do país.

Eis alguns recortes de jornais online:

“Na manhã desta quinta-feira, a Câmara paraguaia aprovou o processo de  impeachment por 76 votos a um, com o projeto seguindo para o Senado”. Leia mais aqui.

“O Senado do Paraguai se constituiu nesta quinta-feira (21/06) em tribunal para o julgamento político do presidente Fernando Lugo e fixou o início do processo para as 18h locais (19h de Brasília) e a sentença para as 16h30 de amanhã (17h30 de Brasília).” Leia mais aqui.

Depois das notícias que, bem, só saberemos o que vai acontecer efetivamente amanhã, queremos falar sobre alguns dados históricos sobre a Ponte da Amizade.

Ela já foi vítima de várias manifestações. E, com isso, fecham a ponte, como a gente chama por aqui.

O trânsito já foi interrompido por brigas entre moto-taxistas PY e Polícia Federal, por brasileiros trabalharem no PY, entre muitos outros motivos.

O conflito mais recente que envolve os dois países é a luta dos campesinos paraguaios por terras em que os donos são brasileiros – vamos chamar como os sem-terra daqui.

Leia mais aqui.

Motivo, inclusive, pelo qual a presidência de Lugo está em jogo.

Enfim, somos um blog de dicas de compras femininas no PY e esse post, assim como todos os outros, é opinativo.

Sei que não estou seguindo a tal da pirâmide invertida do jornalismo, mas a questão que queremos debater é:

É SEGURO ATRAVESSAR A PONTE NOS PRÓXIMOS DIAS?

Esperamos sinceramente que o trânsito continue livre entre os dois países, salvo as fiscalizações (que devem mesmo acontecer).

Porém, há o medo de alguma manifestação ocorrer.

Quando eu vim estudar Jornalismo em Foz, em 2006, a “fechada” da ponte era constante. Toda hora era brasileiro preso no PY, paraguaio preso no BR. (preso por não conseguir atravessar a fronteira, claro).

Enfim, qualquer outra informação, vamos seguindo postando. Também gostaríamos da participação de vocês sobre qualquer novidade.

P.S.: A Ponte Internacional da Amizade existe há 47 anos. Leia a crônica do Sopa Brasiguaia sobre a história da ponte.

P.S. 2: Tudo que sabemos sobre o assunto, está escrito aqui (e desculpem até a forma de escrever, mas vim rapidão atualizar nosso blog para que vocês também tenham a informação e possam seguir com suas próprias pesquisas).

Beijos